Relatório preliminar do acidente com avião da Air India desmente boatos sobre ausência de investigação oficial

Relatório preliminar esclarece tragédia do voo da Air India

Uma enxurrada de rumores tomou conta das redes sociais após o acidente grave envolvendo o B787-8 da Air India, em Ahmedabad. Segundo posts que viralizaram, a Índia não teria publicado nenhum relatório oficial sobre o desastre. Só que isso não passa de desinformação. O Bureau de Investigação de Acidentes Aeronáuticos (AAIB) do país soltou um relatório preliminar no dia 12 de julho de 2025. O documento entrou em detalhes sobre como o avião, registrado como VT-ANB, caiu ainda durante a tentativa de decolagem.

O acidente foi violento: morreram todos os 241 passageiros a bordo, além de 19 pessoas que estavam em solo. Entre os sobreviventes, as lesões foram graves. Não foi um caso de erro simples ou falta de manutenção óbvia. Conforme o relatório, vários pontos chamam atenção. O mais gritante: as alavancas dos motores estavam na posição de marcha lenta (idle), mas os dados técnicos mostravam que a potência de decolagem foi mantida até o impacto — algo que deixou os investigadores intrigados.

Outro fator notado no documento foi o ajuste dos flaps para cinco graus, como pede o procedimento para decolagem desse modelo. Mas havia ainda questões mecânicas peculiares, como a porta de entrada do APU aberta e o acionamento do Ram Air Turbine antes do tempo — sistemas que só deveriam entrar em ação em situações de falhas durante o voo.

O relatório também descreveu a sequência exata da tentativa de decolagem: o avião atingiu a velocidade V1 (153 nós) às 08:08:33 UTC e alcançou a Vr (155 nós) dois segundos depois, indicando o momento em que os pilotos ergueram o nariz da aeronave buscando sair do chão. O sistema automaticamente reconheceu o "modo aéreo" apenas quatro segundos depois, como seria esperado após um liftoff. Tudo isso mostra que houve tentativa real de decolagem, contrariando boatos iniciais de que o avião jamais saiu do solo.

Dados técnicos desmontam rumores de encobrimento

Dados técnicos desmontam rumores de encobrimento

Apesar de toda essa informação minuciosa disponível publicamente desde julho, circulavam versões afirmando que até hoje ninguém sabia o que realmente tinha acontecido. Sites de baixa credibilidade e perfis em redes sociais chegaram a dizer que “a Índia não publicou relatório preliminar algum sobre a tragédia”. Isso não só foi desmentido pelo relatório preliminar do AAIB, como as informações técnicas apresentadas pela investigação detalham minuto a minuto a triste sucessão de eventos no cockpit.

Especialistas ressaltam que investigações de acidentes aéreos costumam demorar meses, às vezes anos. O relatório preliminar serve justamente para oferecer um panorama rápido, apontando possíveis causas e falhas identificadas logo no início das apurações. Neste caso, o AAIB foi rápido ao dar transparência e clareza para imprensa, famílias e até para a comunidade internacional de aviação, ao contrário do que sugerem os boatos.

O episódio mostra o perigo da desinformação, sobretudo quando se trata de tragédias envolvendo grande número de vítimas. Consultar fontes oficiais e entender as etapas dos processos de investigação pode evitar que rumores criem ainda mais angústia em quem busca respostas.

Marcela Tavares

Marcela Tavares

Sou jornalista especializada em notícias e gosto de escrever sobre os acontecimentos diários no Brasil. Minha paixão é manter as pessoas informadas com atualizações rápidas e precisas.

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