Virar um fotografo profissional reconhecido é uma atividade apaixonante e que anima a milhões de brasileiros.

Ele é um profissional encarregado por registrar as melhores imagens de um evento, junto com a emoção e a representatividade da foto, em que você precisa captar os melhores ângulos e reações.

O trabalho, porém, não é nada simples.

Como toda profissão, um fotografo precisa dominar muito mais que técnicas ensinadas em cursos de fotografia.

É necessário lidar com clientes, fazer vendas, fazer marketing, lidar com fornecedores, estar atento aos passos dos concorrentes e muitas outras coisas.

Exige comprometimento e dedicação com horas e horas de jornada semanal.

Pode compensar e muito e te garantir uma vida de luxo, caso se destaque em relação aos tantos outros fotógrafos comuns.

Qual o salário mínimo para um fotógrafo

Algumas profissões possuem um salário mínimo atribuído por lei, como é o caso dos engenheiros que tem um piso salarial.

Fotógrafos profissionais no Brasil não possuem um piso regulatório estabelecido em sua profissão.

Dessa forma, qualquer fotógrafo que tiver sua carteira assinada com essa profissão pode ganhar salários a partir de um salário mínimo.

Naturalmente, quanto maior o nível de experiência do profissional, melhor será o salário.

Qual a média salarial de um fotógrafo?

De acordo com o site de empregos Catho, a média salarial de um fotógrafo em 2019 foi de R$ 1.444,24.

Já o salário de um fotógrafo que é empresário e atende em estúdio de fotografia ou presta serviços em eventos pode ser muito maior, porém é mais difícil estipular.

Por exemplo, um book fotográfico em um único evento de casamento custa cerca de R$ 2.000,00 em várias capitais do país.

Assim, fazendo 4 casamentos por mês, com toda a dificuldade envolvida nisso, o fotógrafo teria faturamento de 8 mil reais mensais.

Portanto, depende mais da qualificação do fotógrafo, sua capacidade de captar clientes e a qualidade do seu trabalho.

Podendo então variar entre 2 a 20 mil por mês, dependendo da sazonalidade, da região de trabalho do fotógrafo, da sua fama e do nicho de trabalho.

É uma boa fazer concurso público para fotógrafo?

Sem dúvidas que fazer um concurso público no Brasil e ser aprovado pode ser um passo interessante considerando a carreira sólida e os bons salários oferecidos em vários concursos.

A média salarial oferecida para funcionários públicos aprovados na profissão de fotógrafo no Brasil está na casa dos 3 mil reais.

Um concurso recente nessa área foi para a Polícia Civil do Estado de São Paulo que ofereceu vagas para fotógrafos técnico-periciais.

No que trabalha um fotógrafo e quais os seus campos de atividade

quanto ganha um fotografo
quanto ganha um fotografo

Como já dito a profissão de fotógrafo ainda não é regulamentada em nosso país, porém já existem projetos de lei que estão em trâmite.

É possível realizar uma faculdade, alcançando assim um diploma reconhecido pelo MEC como fotógrafo.

Apesar de toda a competividade, o mercado pode ser muito lucrativo para os que se destaquem.

Entre as especialidades que você pode seguir, aqui estão alguns exemplos para você focar e assim sair na frente dos demais.

Animais: Sem dúvidas que fotografar animais é muito lucrativo. Não somente para clínicas veterinárias, mas também diversas pessoas que estão adotando a moda de fazer books fotográficos dos seus bichinhos favoritos.

Arquitetura: Uma atividade que pode ser feita aliada a paixão que muitos fotógrafos possuem: as viagens. Existe um grande fascínio em torno de arquiteturas modernas pelos mudos, e boas fotos nesse nicho podem render uma boa grana em bancos de imagens online.

Moda: Um público muito diversificado que você terá de lidar, tanto no feminino (principalmente) como masculino. Aqui é um trabalho que precisa ser muito caprichado, buscando expor as tendências e os principais looks. Normalmente feito em estúdio com modelos, ou em desfiles. Porém, existe uma barreira que o fotógrafo precisa superar para entrar nesse ramo muito concorrido.

Paisagens: Não dava para esquecer de falar da aventura. Sem dúvidas que todo fotógrafo curte viajar, e pode aliar sua atividade para sair fotografando pelo mundo em busca de imagens belas de paisagens e lugares exóticos.

Assim como toda profissão, o trabalho de um fotógrafo não oferece um caminho fácil nem muitos lucros rápidos.

Mas fotografo que se destaca dos demais pode, em muitos casos, garantir uma média salarial alta e muito maior que diversas profissões no mercado.

Se você deseja seguir por esse caminho, siga estudando e se dedicando o futuro pode ser bastante promissor.