O Instagram para fotógrafos é uma das melhores maneiras para gerar engajamento em sua profissão. O Instagram às vezes pode parecer impossível. Parece que alguns dias suas fotos vão ficar muito bem e depois, por meses, você ficará preso em uma rotina sem aumentar o seu engajamento.

Sendo uma das maiores plataformas de mídia social online, por mais que possamos odiá-la às vezes, simplesmente não podemos ignorar o poder do Instagram para fotógrafos.

Como fotógrafo, pode ser muito difícil para seu moral ver um engajamento tão baixo, mas usando as dicas que estou prestes a compartilhar, você pode aumentar seu engajamento da maneira certa.

Aqui estão 9 maneiras de como gerar engajamento no Instagram para fotógrafos.

1. Use Instagram Stories

Os stories do Instagram funcionam com um algoritmo totalmente diferente. Algumas pessoas que veem suas postagens não veem seus stories e vice-versa. Essa é uma grande oportunidade para conectar os visualizadores de story ao feed do Instagram. Conheça todas as dimensões stories aqui.

Sempre que viajar e fazer coisas divertidas, post em seus stories. É de alta qualidade e o Instagram levará seus stories para mais seguidores. Se alguém olhar para todos seus stories, o Instagram tentará mostrar seu conteúdo a seguir porque pensa que eles estão interessados ​​no que você faz. E se você estiver postando ótimas fotos, os seguidores provavelmente se envolverão e verão seu conteúdo todos os dias a partir daí.

Outra ótima maneira de usar os stories do Instagram é compartilhar sua última foto. Então, seus seguidores poderão ver sua nova postagem em seu storie e clicar nela para interagir. Usar uma call-to-action é ideal aqui para incentivá-los a clicar em sua postagem.

2. Livre-se de seus seguidores fantasmas

Outra boa maneira de aumentar seu engajamento é livrar-se de seus seguidores fantasmas. Um seguidor fantasma é uma conta que segue você, mas não se engaja ou está inativa. 

Como fotógrafo, ter esses tipos de seguidores pode ser problemático porque, se eles não forem envolventes, isso está dizendo ao algoritmo que seu conteúdo pode não ser tão bom. 

Isso pode diminuir significativamente suas chances de entrar na página de exploração ou nas principais postagens em hashtags, que é uma das melhores maneiras de crescer no Instagram.

3. Coloque uma frase de chamariz em sua legenda

Os comentários são poderosos. O Instagram adora comentários e receber mais comentários enviará seu conteúdo para mais pessoas. Na verdade, receber comentários é a parte difícil. 

A maioria das pessoas apenas comenta as postagens de seus amigos próximos porque se sentem à vontade para comentá-las. Então, como você faz seus seguidores se sentirem à vontade para comentar sobre sua postagem?

Coloque um bom apelo à ação na legenda da sua imagem. Um apelo à ação é uma frase que convida o público a realizar uma ação específica. Dê a eles algo para falar, não só eliminará a necessidade de pensarem em algo a dizer, mas também lhes dará a permissão para comentar sobre suas fotos.

Aqui estão bons exemplos de apelo à ação nas suas publicações:

  • Pergunte a eles algo relacionado à sua foto, algo como “Algum de vocês já foi a Maceió? Eu pessoalmente adorei, o que você achou de lá?”
  • Faça perguntas relacionadas ao seu nicho, algo como “Preciso de inspiração para meu próximo destino, quais são alguns dos lugares mais bonitos que você já esteve?”
  • Peça às pessoas para preencherem a lacuna, algo como “Preencha a lacuna, meu restaurante favorito no mundo é _____. Comente abaixo vamos descobrir comida juntos”
  • Peça que marquem um amigo, “Marque uma pessoa com quem você quer ir a esse destino”.

4. Fotografe lugares diferentes

Não me importa o quão bom você seja, seu quintal não é o melhor lugar para tirar fotos incríveis. E aquele parque que você posta a cada duas fotos, simplesmente não há tantos ângulos que você pode se diferenciar.

Encontrar um bom lugar pode parecer caro e assustador, mas realmente não é. Cada lugar do mundo tem ótimos locais para a fotografia, você só precisa encontrá-los.

Às vezes, os lugares abandonados pode ser uma ótima escolha, como trilhas de trem, galpões, casas, rios entre outros lugares. 

5. Use Hashtags

Publicar uma foto sem hashtags é como abrir um negócio sem publicidade. De que outra forma as pessoas deveriam saber sobre seu conteúdo? Além disso, com o novo recurso de seguir hashtag, as pessoas que seguem as hashtags que você usa terão seu conteúdo diretamente em seu feed se você chegar aos principais posts. Essa é uma boa oportunidade para gerar engajamento.

Agora eu sei o que você está pensando: Mas quais hashtags devo usar? Aqui está um segredo, as melhores hashtags mudam o tempo todo e não funcionam para todos também. A melhor maneira de usar hashtags é fazer sua própria pesquisa e encontrar as melhores para sua conta. 

Você também precisa ter certeza de não usar sempre os mesmos porque o Instagram vai punir esse comportamento e limitar a quantidade de pessoas que te encontram por meio das hashtags.

Então, como você realiza a pesquisa de hashtag? Vá para a página Explorar porque é onde você encontrará o conteúdo de maior sucesso, essas pessoas sabem o que estão fazendo. 

Observe seus insights, quanto alcance você obteve com essas hashtags, anote em algum lugar. Algo bom seria 50%, mas visaria 99%. Quando você encontrar hashtags boas, tente usá-las uma vez a cada seis dias. Mantenha um top 6 e experimente novos ocasionalmente até encontrar conjuntos de hashtag que funcionem consistentemente para você.

Uma consideração importante para hashtags é evitar o uso de hashtags grandes como #love, #foto e etc. Essas hashtags grandes são usadas milhões de vezes todos os dias, o que significa que não apenas a competição é acirrada, mas também as fotos que chegam aos principais posts fica lá por alguns segundos.

Outro bom truque para hashtags é usar hashtags locais. Se você estiver tirando uma foto do Cristo Redentor, use hashtags como #cristoredentor e #riodejaneiro. Essas hashtags são localizadas e funcionam muito bem se você postar pontos de referência ou outros locais conhecidos.

O melhor lugar para colocar sua hashtag seria na legenda ou nos comentários. Realmente não há diferença onde você coloca suas hashtags. Apenas certifique-se de não usar mais de 30, pois esse é o limite.

6. Envolva-se com seus seguidores

Existe uma grande coisa chamada reciprocidade. Quando você se envolve com o conteúdo de alguém, é provável que essa pessoa se envolva com seu conteúdo em troca. Principalmente seus seguidores! 

Antes de postar, sempre crie o hábito de se envolver com alguns de seus seguidores. O primeiro passo é curtir e comentar os seguidores que curtiram e comentaram suas fotos. Depois passe algum tempo verificando as pessoas que gostam das suas fotos e também curta algumas delas.

Essa é uma ótima maneira de obter mais envolvimento com suas fotos, mas também de criar relacionamentos com as pessoas. Você não pode ignorar as pessoas que o seguem, às vezes, você deve mostrar seu apreço.

7. Interaja com pessoas ativas

O Instagram é uma rede social e para obter engajamento você deve se engajar. Agora, você pode se envolver cegamente com pessoas aleatórias ou pode ter uma estratégia clara de como se envolver com as pessoas certas que terão maior probabilidade de se envolver com você:

A melhor hora para fazer isso é imediatamente depois de postar sua foto. Desta forma, novas pessoas encontrarão seu conteúdo e se engajarão, o que mostrará ao Instagram que seu conteúdo é bom e que deveria ser mostrado a mais pessoas. 

O motivo pelo qual você deseja focar nas pessoas que comentam em fotos como a sua é porque isso garante duas coisas: a primeira é que eles gostam desse tipo de conteúdo e dois são altamente engajados nas redes sociais e abertos a apoiar outras pessoas. Isso significa que eles têm uma probabilidade maior de retribuir seu engajamento.

8. Responda aos seus comentários

Se as pessoas estão comentando em suas postagens, responda. Muitas vezes, fotógrafos com 30-40 comentários em suas fotos que nunca respondem a nenhum dos comentários. 

É uma pena, porque eles poderiam receber uma tonelada de comentários a mais se apenas reservassem um tempo para responder às pessoas que se esforçam para comentar sobre suas fotos.

Esta é uma daquelas dicas que você simplesmente não pode ignorar. É essencial que você responda aos seus comentários porque, do contrário, as pessoas que comentam suas fotos acabarão por parar de comentar. Não tome seus comentadores como garantidos.

9. Use tags de localização

As tags de localização são uma parte essencial de suas postagens. Agora, temos que ser realistas aqui, as tags de localização não darão a você nem perto o mesmo alcance que as hashtags, mas usá-las sempre te dará impressões extras que podem gerar mais engajamento. 

É tão fácil de fazer e leva cerca de 9 segundos. Tente tornar o local o mais específico possível, mas se você não puder, use o estado ou a cidade como a etiqueta de localização.

Conclusão

Espero que você tenha achado este artigo útil. Adoraria saber se você tem mais maneiras de gerar engajamento no Instagram para fotógrafos. Deixe um comentário abaixo, pois tenho certeza de que será útil para outras pessoas que pesquisam o mesmo assunto.