Dicas para tirar fotos criativas de seu filho para álbum infantil: Saiba como ter lindas recordações da fase de crescimento do seu pequeno, com as dicas profissionais que mencionaremos aqui neste artigo.

Os filhos crescem muito rápido e, quando mal percebemos, eles já fizeram sua primeira comunhão, foram para faculdade ou estão se casando!

No melhor dos casos, teremos contratado um fotógrafo profissional pelo menos para registrar estas ocasiões, mas a verdade é que olhamos para trás com saudade e percebemos que todos aqueles momentos que foram acontecendo enquanto cresciam foram desaparecendo na nossa memória, ou pior, para eles nem mesmo existem porque eram muito jovens para se lembrar deles.

A infância é uma fase maravilhosa e reunir essas memórias em imagens é o melhor presente que podemos dar-lhes. Quando ficarem mais velhos, esse será seu maior tesouro.

Qual Câmera Usar?

Uma coisa é você programar para tirar algumas fotos deles no parque ou durante uma viagem, e outra que deseja captar no seu dia a dia, que é o que proponho neste artigo.

E para isso, a melhor câmera para fotografar crianças em constante movimento é aquela que você tiver mais perto, não precisa ser uma profissional necessariamente.

Na maioria das vezes será do seu celular, e hoje eles possuem qualidade e recursos suficientes para capturar ótimas imagens com facilidade e rapidez, que é o que nos interessa.

Além disso, as crianças estão tão habituadas a nos ver com o celular nas mãos que será mais fácil passarmos despercebidos e conseguirmos expressões muito naturais e espontâneas.

Noções Básicas de Fotografia

Sempre que puder, aproveite a luz natural, abra as cortinas e levante as persianas. Se for tirar fotos na rua, experimente aproveitar as últimas horas do dia para que a luz fique mais suave.

Ao enquadrar, certifique-se de que haja distrações mínimas no fundo para que seu filho seja o centro das atenções e sempre procure o foco nos olhos.

Lembre-se de aplicar os fundamentos da fotografia. Você pode revisar algumas dicas de composição de fotos, se necessário.

8 Ideias Para Fotografar Os Pequenos Em Casa

Aqui estão várias ideias para pegá-los enquanto realizam suas rotinas diárias:

1 – Comece Fácil, A Comida!

Fotografe seus filhos enquanto comem. Do desjejum ao jantar ao lanche e a qualquer lanche ou guloseima que comerem ao longo do dia, e se for algo que manche, como chocolate, sorvete, entre outros, aproveite para fotos divertidas.

Evite chegar muito perto no momento, e acima de tudo não diga a eles para olharem para você, para que quando o fizerem esse olhar será autêntico.

* Dica: deixe o telefone ou a câmera na altura da cintura ou do quadril e fotografe a partir daí.

Fotografia de bebê comendo
Fotografia de bebê comendo

2 – Tomando banho

Depois de comer e se sujar, é hora de tomar banho!

Vamos aproveitar ao máximo a hora do banho! Não apenas no chuveiro ou banheira, mas também ao escovar, pentear ou mexer com papel higiênico.

Ensaboe bem e deixe brincar com a espuma. Aproveite o momento e não pare de realizar cliques. Encontre diferentes ângulos usando reflexos no espelho e deixe-os se divertir. Faça caretas e exagere seus gestos, por imitação eles também farão e você obterá expressões incríveis.

Confira também: Ensaio de Páscoa Infantil – Registre cliques divertidos nessa linda época comemorativa!

3 – Concentre nas Mãos e nos Pés

Os pequenos detalhes fazem diferença, por isso, concentre-se exclusivamente nas mãos e nos pés do seu filho.

Enquanto comem, quando calçam sapatos, pular, dançar… é só olhar para a foto das mãos e dos pés. Os cortes não valem a pena, você tem que procurar especificamente.

Ative o modo burst na câmera que você está usando para ter certeza de ser pego mesmo se eles estiverem em movimento contínuo, depois escolha o que você mais gosta. Dessa forma, você não só economizará espaço, mas também a coleção que criar será a melhor.

4 – Baixo e Cima

Se você notar, quase todas as fotos que você tira do seu filho são tiradas acima da linha da cabeça.

Com nosso “olhar de adulto” às vezes custa um pouco ver as coisas de outra perspectiva, então vamos alcançar nossos filhos descendo ao nível deles, ainda mais um pouco. Tudo o que você precisa fazer para tirar a foto de baixo é … cair no chão.

Para fazer isso de cima, fique bem em cima deles, independentemente do que estejam fazendo.

5 – Procure os Reflexos

Nossas casas são cheias de espelhos: no hall, na sala, no corredor, nos quartos, no banheiro… tenho espelho até na cozinha!

 

E são todos os tamanhos: gigante, pequeno, redondo, quadrado, portátil, penteadeira… Mas se olharmos de perto, podemos usar quase qualquer superfície para obter o reflexo da nossa imagem.

Aproveite o reflexo para tirar fotos dos pequenos quando estiverem distraídos.

6 – Brinque com as cores

Desde o início dissemos que o que buscamos ao fotografar nossos filhos no dia-a-dia é criar memórias de suas experiências, então por que não fazer brincando?

Escolha uma cor e incentive os seus pequenos a procurarem pela casa diversos artigos, brinquedos, roupas… o que vier à cabeça, e que tudo seja da mesma cor.

Siga-os com a câmera pronta para capturar suas expressões quando a encontrarem e você terá fotos divertidas e muito naturais.

7 – Aproveite a Luz

Cortinas entreabertas, projeções contra a parede, quartos escuros… Parece fácil, mas precisamos que eles fiquem relativamente parados enquanto tiramos a foto.

Portanto, este é um ótimo exercício para trabalhar com eles a paciência e a cooperação em família.

8 – Hora De Dormir e Acordar

Na hora de dormir, ao acordar, ao cochilar, na cama, no berço ou no sofá. Às vezes eles não querem dormir e outras vezes eles ficam onde podem dormir.

A hora de ir descansar pode ser muito divertida, deixe-os vestir o pijama sozinhos e leia para eles. Fique ligado e não perca nada.

Fotografe-os também quando já estão dormindo ou enquanto estão se espreguiçando ao acordar e você terá ótimas imagens.