foto de gastronomia

Se você trabalha com gastronomia, com certeza um dos pontos altos dessa profissão é saber como fotografar o seu resultado e divulgar nas redes sociais. A fim de captar mais clientes, é necessário ter um bom portfólio, ou seja, imagens do seu trabalho, então, confira algumas dicas de como tirar foto de gastronomia.

Aqueles que já se aventuraram nesse ramo de fotografia sabem como pode ser difícil fotografar um alimento ou um prato. Além de estar bem apresentado no prato ou recipiente devido, o fotógrafo precisa captar a beleza daquela comida que vai além de uma simples apresentação.

As tentativas mais comuns costumam ser a mudança de ângulo, pois da forma convencional nem sempre pode ser a melhor opção. Destaque-se ainda que a qualidade da sua câmera não é motivo suficiente para não ter fotos boas. Esse é um fator que pode influenciar, mas não a ponto de justificar a falta de fotos.

Tenha em mente que a comida é a protagonista dessa foto, mas que deve estar acompanhada de uma boa iluminação, um foco bom e os equipamentos corretos.

Algumas pessoas criam um cenário para a comida, mas isso depende do seu estilo e preferência.

Dicas para as melhores fotos de gastronomia

Após contextualizar o assunto, vamos conferir as dicas que podem mudar totalmente a sua forma de tirar fotos de gastronomia.

Decida quem vai tirar essas fotos

Se você chegou à conclusão de que não consegue tirar as fotos da sua comida sozinho ou que o seu celular não é a melhor opção para isso, contrate um profissional. Essa pessoa pode te oferecer, inclusive, um pacote interessante de fotos, com um valor acessível.

Caso você tenha essa opção, invista em um profissional de fotografia profissional. Ele com certeza sabe quais são os melhores ângulos e ideias para turbinar as suas fotos, valorizando o trabalho árduo que é a gastronomia.

No entanto, caso você não esteja em um momento interessante, do ponto de vista financeiro, para fazer esse investimento, saiba que o seu celular pode ser o suficiente. Porém, essa foto não se resume ao aparelho, mas também a outros elementos, tais como a iluminação e um cenário.

Se preferir padronizar o seu feed de fotos, fotografe o seu trabalho em um fundo branco sempre. Mas se quiser deixar isso mais divertido, inove no cenário e diversifique esse ambiente.

Diferenciais em uma foto de gastronomia

Para tornar a sua foto chamativa, saiba alguns diferenciais que podem realçar a sua beleza:

  • Coloque o foco
  • Não ative o flash
  • Limpe a lente da câmera antes das fotos
  • Prefira a luz natural
  • Confira os ângulos possíveis para destacar a comida
  • Atente-se ao enquadramento da foto
  • Inspire-se em fotos profissionais, mas com o seu toque pessoal

Principais erros nas fotos de gastronomia

As fotos de gastronomia costumam estar acompanhadas de alguns erros comuns, e alguns deles são os seguintes:

  • Câmera muito próxima ao alimento: isso vai dificultar a percepção da grandeza dessa comida ou até mesmo de quais ingredientes estão nesse prato;
  • Não invista em iluminação fluorescente: ao contrário do que muitos pensam, a luz fluorescente pode dar ao seu prato um ar plastificado, retirando a naturalidade da foto. Assim, essa luz muda as cores da comida;
  • Ângulos que não mostram os ingredientes: outro erro é escolher um ângulo que desvalorize alguns ingredientes. Você pode sim dar destaque a um elemento principal do seu prato, porém sem esquecer os outros. Caso contrário, isso seria uma propaganda enganosa.
  • Tenha uma boa iluminação: se preocupe com a iluminação dessa foto, pois, assim, a comida poderá ser valorizada;
  • Não se importar com o enquadramento: o enquadramento é muito importante para a foto, em que o prato deve ocupar de 70 a 80% dessa fotografia. Com isso, o prato pode ser visto com detalhes e chamar a atenção dos clientes;
  • Atenção especial na montagem: a montagem do seu prato também merece uma atenção especial. Você vai tirar uma foto de como vende nas lojas físicas, deliverys ou em versões distintas? Isso é importante para saber como vai ser a montagem da comida.

E se você gosta de cozinhar, veja milhares de receitas e ideias de fotos de comida.