como ser fotógrafo de futebol

Sou um apaixonado pelo futebol. Desde muito jovem estive envolvido em partidas, assistindo a meu time de coração disputando partidas com todos os times, desde os grandes rivais até aqueles que não me afetavam tão diretamente.

Junto com a paixão pelo futebol comecei a descobrir que nutria um grande amor pela fotografia. Tanto que um de meus primeiros empregos foi como fotógrafo de eventos.
Sim, me tornei um profissional que clica celebridades. Mas nunca me sentia completo. Acha que faltava alguma coisa para me completar, aquele clique que faria meus dias de trabalho ser incríveis.

Foi aí que entrou o futebol. Conversando com colegas de profissão descobri que era possível unir fotografia e o esporte que eu tanto amava, e então comecei a trilhar esses caminhos.

Quer saber como me tornei fotógrafo de futebol? Então continue lendo esse texto. Aqui conto tudo o que você sempre quis saber e nunca te contaram sobre a profissão.

como se tornar fotógrafo de futebol
como se tornar fotógrafo de futebol

Fotografe muitos eventos

Embora já tivesse certo conhecimento de fotografia e fosse até muito bom no que eu fazia, meu conhecimento era praticamente nulo quando se tratava das imagens do futebol.

Por isso, para começar a sonhar com me tornar um fotógrafo de futebol precisei construir um portfólio voltado ao esporte. Por isso, fotografei muito, praticamente todo tipo de evento.
Aliás, para quem quer entrar nesse mercado, como eu desejava, a dica é começar cobrindo pautas onde não há a necessidade de uma credencial, como futebol de várzea, atividades nas pistas de skate, treinos em projetos comunitários, etc.

Assim, você vai treinando seu olhar e se acostumando com as técnicas de captação de imagens, que aqui são diferentes das usadas em eventos, por exemplo.

Compre boas lentes

No esporte, o fotógrafo não fica perto do atleta, principalmente no futebol. Imagine se, a cada bola lançada, um fotógrafo aparece para fazer uma foto? Nada ia fluir, não é mesmo?
Então, assim que eu decidi me tornar um fotógrafo de futebol, comecei a investir na compra de uma boa lente para a minha máquina, e que fosse capaz de fazer fotos de qualidade a longa distância.

Aliás, quando pensamos em fotógrafos de futebol, a primeira lente que vem à mente é a tele objetiva, não é? Isso acontece comigo. Logo no início, pensei que tivesse que comprar uma lente desse tipo, e me assustei com o valor.

Felizmente, descobri que os fotógrafos iniciantes podem usar a grande angular. O resultado é praticamente o mesmo: fotos de qualidade e perfeitamente nítidas.

Faça parcerias

Por fim, depois que treinei bastante e estava com a lente certa para as fotos de futebol, queria tentar algo maior, de mais destaque. Por isso, entrei em contato com agências e firmei uma parceria.

Esse, aliás, é o melhor caminho para quem está começando e quer melhorar a qualidade de suas fotos. Além de conseguir entrar em eventos mais disputados, já que você terá uma credencial de agências, poderá ganhar algum dinheiro com as fotos.

O mercado de fotos para futebol é disputado, mas com trabalho, e um pouco de sorte, você consegue chegar tão longe quanto eu cheguei.