Criar uma biografia interessante e criativa no Instagram que chame a atenção do seu público deve ser uma prioridade para a divulgação de serviços fotográficos.

As melhores biografias para Instagram mostrarão a personalidade da sua marca, promoverão o seu negócio e convencerão as pessoas a segui-lo.

Neste artigo, consideramos os elementos-chave de que você precisa para criar a melhor biografia do Instagram para sua marca. Então, veja como fazer a biografia profissional perfeita do Instagram…

1. Use palavras-chave para o campo de nome

Se você clicar em Editar Perfil, o primeiro campo que você encontrará é Nome. Isso é diferente do seu nome de usuário, que forma a URL do seu perfil do Instagram (http://instagram.com/username) e dá a sua página de perfil o nome da marca.

O campo Nome, na verdade, compõe os primeiros 30 caracteres de sua biografia do Instagram e é a chave para ajudar no SEO do Instagram.

Quando pesquisado no Instagram, as palavras no campo Nome são analisadas em busca de correspondências. Portanto, se você deseja ter uma boa classificação nas pesquisas de uma perspectiva de SEO do Instagram, é crucial usar palavras-chave relevantes para o seu nicho na seção Nome (não necessariamente o nome da empresa, como o título sugere).

Os emojis também podem ser pesquisados ​​e, portanto, também devem aparecer no campo Nome, se apropriado. Para obter mais informações sobre como selecionar e escrever um nome de usuário e um nome, e como eles ajudam com SEO no Instagram, consulte nosso artigo Instagram SEO Simply Explained.

2. Escrevendo a biografia

Uma biografia do Instagram precisa causar um impacto no seu público. Tem que dizer às pessoas qual é o seu negócio, o que você faz e por que precisam de você. Ele também deve convencer as pessoas não apenas a segui-lo, mas também a concluir uma tarefa específica de sua escolha (como visitar seu site).

E como você só tem 150 caracteres para sua biografia (mais os 30 caracteres para seu nome do Instagram), esta não é uma tarefa fácil! Então, vamos dar uma olhada no texto que você deve incluir em sua biografia …

Nicho ou serviço específico

Se você está em uma profissão ou nicho de mercado específico, ou é conhecido por oferecer um serviço específico, é importante deixar isso claro em sua biografia do Instagram para ajudá-lo a se conectar imediatamente com o público certo.

Habilidades e experiência

Compartilhar suas habilidades e experiência ajudará a apresentar um negócio profissional, construindo confiança com seu público-alvo e dando-lhes uma visão sobre o que você oferece.

Hobbies e interesses

Se sua marca é baseada em você como indivíduo, construir um relacionamento com seus seguidores é fundamental. Detalhe sobre quem você é – hobbies, interesses, valores e crenças.

Use a voz da sua marca com um toque de humor – Usar a voz da sua marca é imprescindível, pois isso garantirá consistência em suas redes sociais e permitirá que seu público o reconheça imediatamente. No entanto, um toque de humor adicionou um toque pessoal, tornando sua marca mais identificável.

Evidentemente, há muito a considerar ao escrever sua biografia do Instagram. Mas não terminamos aí. Vejamos outros elementos que você deve incluir para criar uma biografia eficaz…

3. Adicionar Emojis

Usar emojis em sua biografia do Instagram dará ao seu perfil uma sensação visualmente nova e divertida, ao mesmo tempo que ajuda sua marca a se destacar na multidão.

Emojis também ocupam menos espaço do que palavras, permitindo que você adicione informações extras sobre sua marca que a contagem de caracteres não permitiria com o texto.

Aqui estão algumas dicas para usar emojis em sua biografia do Instagram:

  • Seja criativo e experimente uma combinação de palavras intercaladas com emojis.
  • Use emojis para enfatizar pontos-chave em seu conteúdo ou como marcadores para dividir o texto e torná-lo mais fácil de ler.
  • Emojis devem sempre ser relevantes para sua marca e agregar valor à sua biografia.

Não é uma boa ideia usar apenas emojis sem texto. Isso pode ser confuso para o seu público e é um desperdício de espaço precioso de promoção da marca.

E lembre-se, uma vez escolhidos, os emojis não são gravados em pedra. Experimente diferentes emojis ao longo do tempo para ver o que se encaixa melhor com sua marca.

Para obter mais informações sobre emojis, aqui estão 5 etapas para usar emojis para marketing.

4. Use hashtags

Incluir a sua hashtag de marca em sua biografia é outra estratégia de suma  importância no Instagram. Isso ajudará não apenas a impulsionar o envolvimento pós-publicação, mas também a criar uma comunidade em torno de sua marca.

Ao dar a seus seguidores uma maneira de compartilhar seu conteúdo com você e sua comunidade por meio de sua hashtag de marca, você criará rapidamente um hub interativo forte no Instagram.

Isso pode ajudar a promover seu negócio e permitir que sua marca alcance um público mais amplo.

5. Call to action

Sua biografia do Instagram é o lugar perfeito para adicionar uma frase de chamariz . Diga ao seu público o que você deseja que eles façam e, se possível, como fazê-lo. 

Por exemplo, peça ao seu público para segui-lo no Instagram ou em outros canais de mídia social. Se sua organização fornece um serviço, exiba seu e-mail para incentivar as pessoas a entrarem em contato para uma discussão ou cotação.

As lojas físicas devem incluir o endereço e o horário de funcionamento para que as pessoas possam encontrá-las e visitá-las facilmente.

Se você deseja que seu público abra uma página da web específica, peça a eles que o façam e, em seguida, adicione o URL ao campo Site (abordado com mais detalhes a seguir).

6. Dê espaçamento e quebras de linha conforme e quando necessário

Às vezes, é difícil para as pessoas examinarem sua biografia quando ela contém uma grande quantidade de informações.

Quebrar sua biografia em uma lista ou formato de marcador com espaçamento organizado ajuda as pessoas a consumirem as informações com facilidade.

Ter uma lista também permite que você inclua botões de call to action junto com sua biografia.

7. URL do site: como colocar um link em sua biografia do Instagram

O Instagram permite apenas um link clicável, que aparece na parte inferior da sua biografia. A maioria dos usuários do Instagram exibe o URL da página inicial de seus sites, o que faz sentido se o seu objetivo é direcionar o tráfego para o seu site.

No entanto, como seus objetivos de negócios e Instagram mudam com o tempo, o link de URL do seu site também deve mudar.

Considere criar um link para sua página de produto mais recente, uma página de destino para uma campanha de marketing recente, seu conteúdo de blog mais recente ou página de contato.

Existem muitas possibilidades aqui, então aproveite ao máximo o link em sua biografia do Instagram, alterando-o de acordo com seus objetivos de negócios.

8. Escolha uma foto de perfil

A etapa final neste processo é selecionar uma foto de perfil. A escolha óbvia para isso é o logotipo de sua marca, que você já usa em seu site, material de marketing e outros canais de mídia social.

Usar um símbolo identificável tornará mais fácil para o seu público-alvo reconhecê-lo. Também ajudará a aumentar o conhecimento de sua marca, garantindo que ela esteja constantemente visível em seu nicho nas redes sociais.

9. Destaques dos Stories do Instagram

Instagram Stories Highlights é um dos recursos empolgantes que um grande número de marcas usam para diferentes fins, como promover seus produtos, lembrar as pessoas sobre o próximo evento, vislumbrar as atividades dos bastidores, enquetes / questionários e muito mais.

O Hubspot usa bem esse recurso para educar seu público de acordo com suas áreas de interesse e, em seguida, orientá-los com uma postagem no blog assim que acessarem a história.

A segmentação de usuários por Hubspot os ajuda a adquirir leads de qualidade. Se você é novo em Destaques de histórias do Instagram, siga as etapas mencionadas aqui para criar destaques de Stories para sua marca. (Esse artigo pode ser muito útil: Tamanho Stories Instagram)

Outras estratégias que você pode experimentar

Fontes do Instagram

As marcas também podem experimentar algumas vezes usando fontes personalizadas do Instagram em suas biografias.

Eles podem usá-lo em algumas partes de sua biografia em ocasiões importantes, como anúncios de marcas, vendas / eventos, webinar, etc. para chamar a atenção imediata do usuário.

Existem muitas ferramentas disponíveis no mercado para aplicar essas fontes personalizadas com facilidade.

Símbolos do Instagram

Como as fontes do Instagram, as marcas podem facilmente copiar e colar sua escolha de símbolos em sua biografia do Instagram usando ferramentas como Cool Symbol.

Instagram Quotes

As marcas podem exibir citações famosas em sua biografia de vez em quando, o que os usuários podem gostar quando acessam sua página.

Anúncio de venda / evento / produto

A biografia do Instagram é um ótimo lugar para anunciar os eventos ao vivo que estão acontecendo e para anúncios futuros. Os fãs podem manter um registro da atividade que está acontecendo em seu final, apenas verificando sua biografia.

Esses são exemplos de biografias diferentes que você pode experimentar para obter uma excelente primeira impressão quando os visitantes acessarem sua página do Instagram.

Considerações finais sobre como criar uma biografia profissional no Instagram

Como você pode ver, há muitos elementos para criar uma biografia profissional no Instagram para sua marca.

No entanto, sua biografia do Instagram não precisa ser estática – agite um pouco. Experimente diferentes emojis, frases de chamariz, texto e muito mais.

Variando sua biografia de Instagram, você descobrirá a que seu público responde e o que funciona para seu negócio. Boa sorte!