Como fotografar roupas para aumentar as vendas

Se o seu objetivo é fazer vendas online, você precisará de boas fotos. Todos sabemos que uma boa foto tem muitos likes, muitos comentários e assim você consegue vendas. Quer descobrir como tirar fotos para promover sua loja de e aumentar suas vendas de roupas?

Isso pode ser muito fácil e ao mesmo tempo trabalhoso. Por isso trouxemos algumas dicas práticas para conseguir uma boa foto e reverter em vendas na sua loja virtual.

Dicas para tirar boas fotos para vender roupas online

1 – O que fazer se não tiver modelo?

Este é um problema muito comum para os empresários que trabalham com vendas de roupas. Contratar um modelo pode ser caro. Mas não se preocupe se você não tiver alguém para te ajudar, você pode tirar fotos de suas roupas sem a necessidade de um modelo. Para isso vamos usar a técnica “flat lay” ou foto aérea (é quando as roupas são vistas de cima).

2 – Escolher um plano de fundo

Vamos precisar de um fundo. Você pode usar uma mesa de madeira ou mármore, um tecido branco com um bom caimento ou um tapete felpudo.

E se eu não tiver esses fundos? Bom, não se preocupe. Podemos usar um “fundo falso”.

É uma tela criada a partir de uma foto HD do material que você precisa. Ao tirar a foto parece que você está usando uma mesa real.

Você também pode escolher fundos pintados à mão, com diferentes texturas e cores.

3 – Encontre a luz ideal

Depois de ter o plano de fundo, vamos começar a pensar onde colocá-lo. Uma opção é ficar ao lado de uma janela que receba muita luz. Você pode usar uma cortina ou um tecido para difundir.

Uma dica para evitar sombras muito escuras é colocar uma cartolina ou espuma branca no lado oposto da janela. Isso refletirá a luz na sua roupa e fará com que ela pareça mais iluminada.

O ruim dessa iluminação é que você só poderá tirar fotos em horários muito reduzidos. Se este método não funcionar para você, é melhor comprar uma caixa de luz. É um dispositivo dobrável com luz led embutida. Sendo completamente branco, reflete a luz alcançando uma iluminação muito uniforme.

Como fotografar roupas para aumentar as vendas
Como fotografar roupas para aumentar as vendas

4 – Fotos de roupas para Instagram

O formato é muito importante para evitar que o Instagram corte suas fotos.

Os melhores formatos para redes sociais são: o formato quadrado (1:1) ou o formato vertical (9:16). Antes de tirar suas fotos, configure a câmera do seu celular para usar esses tamanhos. Você também pode tirá-las e testar como elas ficariam no Instagram.

5 – Estilize a foto 

Já conseguimos uma foto com fundo atraente, boa iluminação e formato correto. Agora é hora de comunicar a personalidade da loja.

Quando montamos uma foto, é bom adicionar elementos que reflitam a vibe do comprador. Se for uma loja com estilo hipster, por exemplo, podemos adicionar uma câmera antiga ou um mapa à imagem. Esses detalhes vão torná-lo mais interessante.

Se tivermos como alvo um público feminino, podemos incluir maquiagens ou revistas que acompanhem as roupas na mesma gama de cores.