fotos de produtos

Como fotografar produtos para e-commerce, site e redes sociais? Neste artigo, você encontrará dicas para fotografar o que deseja de forma profissional. Este artigo é perfeito para todos aqueles que amam tirar fotos e que utilizam as redes sociais e os canais digitais para seus produtos e serviços.

Há fotos que nunca são esquecidas: essa é a força da comunicação visual. Dos eventos atuais à moda, dos setores da vida cotidiana aos eventos esportivos, para cada uma dessas “áreas” podemos evocar pelo menos uma imagem icônica que se tornou grande pelo poder e imediatismo da mensagem. 

Por trás dessas fotos está o estudo, a técnica e a sensibilidade do atirador. Saber aproveitar o momento, na verdade, não é uma questão de sorte, mas de preparação e conhecimento. Isso também se aplica à foto publicitária.

Como tirar belas fotos: comunicar mensagens com imagens

Tirar fotos de produtos para e-commerce ou fotos para colocar no Instagram exige conhecimento: uma fotografia publicitária deve potencializar o que se propõe em todos os aspectos (estética, performance, valores).

A fotografia publicitária é uma ferramenta de comunicação muito eficaz porque tem um grande poder: pode atrair o olhar e mantê-lo por tempo suficiente para transmitir uma mensagem. 

Pense em uma revista ou na prateleira do supermercado, uma imagem marcante é capaz de fazer o produto se destacar entre a concorrência, intrigar ou ser escolhido. A foto pode ser um dos pontos fortes da embalagem.

Atrair, sim, mas da maneira certa. Estilo, humor, escolha do assunto representado devem ser consistentes com a natureza e filosofia da marca, na verdade, devem ser uma expressão dela.

Mas como você se comunica com imagens da maneira certa e fotografa produtos para e-commerce, site ou mídia social de forma eficaz?

Fotos para se destacar 

A linguagem visual de uma foto pode ser tanto descritiva quanto emocional ou uma mistura de ambos.

Uma foto publicitária é descritiva quando o produto é exibido: 

  • Em detalhe,
  • Em seu contexto,
  • Em seus diversos usos.

A tecnologia aproveita ao máximo esse modo para melhor representar as características de desempenho do objeto. De smartphones a aspiradores de pó de última geração, o foco está em enfatizar a atualização técnica ou a potência com extrema clareza. 

Para um produto de vestuário o foco está principalmente no produto em “uso” ou seja, se for roupas, modelos vestindo devem ser usados, e se forem calçados como botas femininas, vários ângulos podem ser a melhor forma. 

Quais são os pontos fortes do seu produto?

Em um nível emocional, joga com a personalidade do produto, o que ajuda a distingui-lo dos demais e a despertar o desejo. Um exemplo marcante vem do mundo das “massas”: há quem coloque o prato no centro de um momento feliz em família. 

Para obter a foto “certa”, é necessário estudar a fundo o posicionamento da marca e ter uma ideia clara da imagem que pretende dar à marca. 

Dicas para fotografar: como tirar fotos profissionais

Aqui estão algumas dicas práticas a serem seguidas na hora de montar o conjunto para criar fotografias precisas, capazes de aprimorar seu produto. A fotografia é uma ótima oportunidade publicitária, porém é importante estudá-la dentro de um projeto de comunicação para se manter consistente com sua imagem e ter a certeza de ser percebido como deseja.

1- Configurações e sugestões

A linguagem visual de uma imagem depende de muitos fatores. Um deles é a configuração. Como mencionado acima, “criar” um contexto facilita a compreensão do produto e sua filosofia. A escolha de objetos, cores, linhas e formas complementam um produto e ajudam a contá-lo.

A primeira pergunta a se fazer sobre o cenário é: dentro ou fora? Ambas as soluções têm prós e contras. Por exemplo, uma filmagem ao ar livre está ligada às condições climáticas, luz solar e, portanto, tempo, permite ocupar terrenos públicos, etc., mas permite obter imagens que não podem ser reproduzidas de outra forma (por exemplo, na natureza).

2. O estudo do ângulo 

O estudo do enquadramento e do corte da foto é essencial para falar de certa forma sobre o produto. O que queremos comunicar? É melhor focar nos detalhes ou usar um close-up?

O estudo do enquadramento não é simplesmente escolher os temas do plano, mas está ligado a muitas variáveis ​​como a escolha da distância focal certa, o movimento do nosso corpo, o que queremos comunicar. A composição, no que diz respeito à divisão de espaços, está intimamente ligada à regra dos terços, seção áurea e linhas.

3. Dois é melhor que um

Um profissional sabe: você precisa ter visão ao fotografar. A embalagem de um produto pode deteriorar-se inadvertidamente ou é necessário mudar a perspectiva e fotografar o conteúdo, bem como o recipiente. Ter mais de um produto é importante para responder prontamente a qualquer contratempo.

4. Escolha os objetivos certos

A escolha do equipamento técnico para a sessão fotográfica é fundamental. Não há necessidade de uma lente telefoto se o produto não estiver a uma grande distância. Nenhuma macro é necessário, a menos que você esteja fotografando objetos muito pequenos.

5. Não se mova

Não pode faltar um tripé para segurar a câmera na mesma posição, no caso de fotos de objetos diferentes (por exemplo, para fazer fotos de produtos para e-commerce).

6. Questões de fundo

O fundo nas fotografias de produtos costuma ser branco, facilitando a adaptação da foto para diferentes fins de comunicação.

Melhor usar fundos de papel ou vinil em vez de tecido. O pano de fundo, de fato, é prático, mas as imagens produzidas com ele exigem mais processamento (para remover, na pós-produção).  Quanto maior o fundo, melhor.

Ao preparar um conjunto, nada é deixado ao acaso. No caso de produtos pequenos, por exemplo, você não pode esquecer uma mesa para colocá-los.