fotografar uma paisagem

Fotografar é uma arte que pode ser praticada por qualquer pessoa que se interessar pela fotografia. Não precisa ser feita apenas pelos profissionais da área, mas também podem ser realizadas por aqueles que desejam seguir como hobby, distração e até diversão. Além disso, o ato de fotografar hoje deixou de ser feito somente com equipamentos mais avançados e passou a ser efetuado pelos aparelhos de celular. Atualmente os smartphones servem muito bem o propósito e não é mais tão necessário câmeras profissionais, como camera g7x.

Para aqueles que estão iniciando no mundo da fotografia, as paisagens podem ser excelentes para exercitar e treinar o olhar fotográfico. Os retratos de pessoas e até as fotos publicitárias de produtos podem ser bastante avançados para quem está começando. Por isso, explore as ruas e fotografe as paisagens que estão no seu dia-a-dia. Então, para te ajudar nesse processo, confira as principais dicas para fotografar melhor:

Repare as linhas da paisagem 

A simetria é um ponto muito importante para aperfeiçoar o olhar fotográfico. As paisagens possuem muitas linhas, sejam elas verticais, horizontais ou diagonais e de diversas formas, como em prédios, tráfego, parques, árvores, plantações e entre outros. Portanto, foque no que desejar registrar e certifique-se de que as linhas estão retas e alinhadas, para treinar e conseguir tirar uma foto plena, sem distorção e tremores.

Alterne a abertura das lentes

Depois que sentir que exercitou bem as linhas e explorou da melhor forma, alterne a abertura das lentes para aproximar mais, do ponto que deseja fotografar, ou afastar, para pegar de forma mais ampla e inteira. Essa troca vai te ajudar a analisar os melhores ângulos e pontos para fotografar porque algumas paisagens podem ficar mais bonitas se foram tiradas em sua plenitude, outras já serão mais atrativas de forma mais detalhada e fragmentadas. 

Fique atento a iluminação

A iluminação, em qualquer tipo de fotografia, é extremamente importante e essencial. É com ela que você irá dar o “tom” da fotografia e a sensação que deseja passar. Então, fique atento a iluminação que a paisagem possui, pois além de transpassar uma ideia, ela também irá deixar a foto com uma boa qualidade e resolução. Como a iluminação ambiente das paisagens, geralmente, são de forma natural e inerente a equipamentos específicos, treine os melhores horários para fotografar uma paisagem específica. Tire fotos em diferentes horários do dia e analise qual é a iluminação que mais favorece. 

Use tripé, se possível 

Esse é um equipamento que, muitas vezes, pode salvar a fotografia. Ele ajuda a manter de forma estática o equipamento que estiver utilizando para fotografar, seja um celular ou uma câmera. Então, se for tirar uma foto de dia, ou de noite, e precisa alinhar bem para que os elementos não saiam borrados ou tremidos, use o tripé como seu fiel aliado. 

Boa edição

Por fim, como último processo, tenha em mente que a edição também fará um papel importante na sua fotografia. Ela pode retirar possíveis imperfeições, melhorar qualidade, mudar cores e até acrescentar filtros que irão aprimorar a sua foto. Então, reserve um tempo para aprimorar essa etápa.